
Dia 23 de abril foi dia de São Jorge, que é o orixá Ogum pra nós...E a esse orixá maravilhoso, meu Pai de Cabeça, vencedor de demandas é que eu dedico esse post...Ogum Yê!
"Ogum é um dos mais antigos deuses do Panteão Iorubá, e sua importância é muito grande por sua ligação com os metais e aqueles que os utilizam, pois sem sua permissão nenhum trabalho ou atividade poderia ser possível. Ele é aquele que abre o caminho para todos os outros Orixás.
O sincretismo com São Jorge
Aquele negro que vivia livre pelas terras africanas e se viu privado de sua liberdade, trazido a terras estranhas para tornar-se escravo, via no Orixá Ogum a força para conquistar sua liberdade. Cultuar Ogum passou a ser, para esse povo humilhado, algo de suma importância, pois seria ele quem lhes daria coragem e os ajudará nas batalhas pela liberdade.
A figura do santo católico São Jorge é um homem coberto por uma armadura e portando uma lança com a qual mata seu inimigo, o "dragão". O Ogum era considerado um Orixá guerreiro, mas o senhor branco lhe fazia cultuar o santo católico. Assim,o negro humildemente continuou cultuando seu Orixá sob a imagem do santo, também considerado por eles um grande guerreiro."
-> Texto extraído da Revista Espiritual de Umbanda, número 13

0 comentários:
Postar um comentário